Todos os dias eu recebo e-mail de pessoas do mundo inteiro que tem vontade de começar a costurar suas próprias roupas, eles procuram dicas de costura para iniciantes. Algumas querem apenas um hobby, uma terapia. Outras buscam uma forma de expressão, querem costurar o mundo que vive em sua cabeça e coração. Outras procuram uma profissão, são pessoas que normalmente tem um sonho e querem transformar ele em projeto nesse exato momento!

Para todas essas pessoas eu tenho 6 dicas que vão fazer toda a diferença em seus caminhos!

1- Tenha paciência

Decidi colocar essa dica em primeiro lugar porque a paciência tem que andar de mãos dadas com a costura sempre. É por isso que muitas pessoas usam essa técnica para desacelerar e como terapia.

Mas eu quero principalmente falar sobre ter paciência com os erros. É comum a gente errar bastante, e isso não é privilégio dos iniciantes. Mas vejo por aqui algumas pessoas que se irritam por não conseguir deixar uma peça perfeita de primeira. A costura, assim como outras habilidades, é uma mistura de esforço, treino e paciência. Se você unir esses três, em bem pouco tempo vai poder se orgulhar de suas peças, acabamentos e técnicas. Acredite em você!




2- Conheça e participe dos grupos de costura do Facebook

Eles são uma perdição, dá para passar muito tempo vendo e revendo dicas de pessoas reais, costureiras cheias de experiência e gente de bom coração querendo ajudar. Você pode fazer perguntas, mas o mais legal é que às vezes acaba aprendendo com perguntas dos outros, coisas que você nem sabia que queria aprender… hahaha

Vou listar alguns para você conhecer melhor:

Modelagem e costura passo a passo

Eduk Moda

Costureiras de plantão

Costurando fácil passo a passo

Corte e costura infantil

Clubinho da costura

3 –  Tenha um lugar específico para costurar

E todos os seus materiais a mão. É muito mais estimulante e produtivo costurar em um ambiente organizado e otimizado. E se você puder deixar ele lindo e aconchegante com aqueles detalhes que fazem bem aos olhos e ao coração, fica ainda melhor.

4- conheça e frequente uma loja de retalho de tecidos

Sempre dou essa dica para meus alunos. É uma delícia passear com uma peça de roupa costurada pela gente, mas se a matéria prima custar somente R$ 5,00 por exemplo, o valor dessa peça vai ser ainda maior! Pelo menos assim funcionam as coisas para mim.

Sem falar que costurar com retalhos é uma forma de cuidar um pouco mais de nossa sustentabilidade!

5- Associe-se a Escola de Costurar

Aqui você vai aprender de forma divertida e descontraída técnicas, truques e passo a passo de aulas de costura de roupas. Com o bônus de tirar suas dúvidas comigo e sugerir peças que queira aprender. Hoje já temos mais de 30 aulas exclusivas e dezenas de alunos que estão um passo a frente nessa deliciosa e lucrativa arte! E por um valor super justo de R$ 69,90 por ANO! Conheça mais clicando aqui. E seja você a próxima pessoa a tirar aquela velha ideia da gaveta e enfim realizar esse sonho.

6 – Não tenha medo de parecer ridículo 

Essa dica vale para a costura, mas vale muito mais para a vida! Quantas vezes você deixou de realizar alguma coisa por medo de parecer ridículo? Por medo de não agradar os outros? Por medo de fracassar?

Quer saber? Todo mundo sente esse sentimento. A diferença é que uns encaram e outros se escondem atrás de várias desculpas. Em que time você está?

E mais uma vez, muito obrigada meus amigos, é uma delícia aprender a costurar com vocês todos os dias!

Um grande beijo e até mais

Diana

Responder